Fundado no dia 18 de setembro de 1967, o Esporte Clube Santo André celebra 56 anos nesta segunda-feira. Campeão da Copa do Brasil de 2004, o time é conhecido, como diz seu hino, como uma equipe guerreira e valente.
O clube foi fundado com a expectativa de ser rival dos principais times de cidades do interior, como Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e tantas outras que brilhavam com seus representantes.
A ideia surgiu com o presidente da Liga de Futebol Amador de Santo André, Wigand Rodrigues dos Santos. Em uma noite chuvosa, no Tiro de Guerra, na Praça 18 do Forte, o clube foi criado e logo mostrou que persistência seria uma de suas maiores qualidades: durante a assembleia de fundação, faltou energia elétrica, mas isso não foi um impeditivo.
O Santo André surgiu de uma ideia de representar o futebol do município, e logo foi ganhando notoriedade. No Paço Municipal da cidade, no dia 20 de janeiro de 1968, ocorreu o lançamento oficial como clube profissional, candidato à disputa do Campeonato da Federação Paulista de Futebol.
Santo André também tem destaque nas categorias de base
Inicialmente, o clube tinha o nome de “Santo André Futebol Clube”, e suas cores eram verde e amarelo. No dia 22 de março de 1975, passou a se chamar Esporte Clube Santo André e substituiu suas cores por branco e azul, permanecendo assim até hoje.
Campeão da Segunda Divisão do Campeonato Paulista de 1981, o Santo André subiu para a elite do futebol de São Paulo pela primeira vez, disputando com os clubes da elite a competição de 1982..
Em 1984, o Santo André jogou sua primeira Série A do Brasileirão, terminando em décimo lugar.
A partir de 2003 o Ramalhão viveu momentos mágicos. Em janeiro, conquistou a Copa São Paulo de Juniores. Na sequência, foi vice-campeão da Série C do Campeonato Brasileiro, o que lhe rendeu vaga para a Série B de 2004. No fim desta temporada, foi campeão da Copa Estado de São Paulo, garantindo assim presença na Copa do Brasil do ano seguinte.
Santo André celebra 56 anos de uma história vitoriosa
Pela primeira vez na Copa do Brasil, o Santo André fez uma excelente campanha, eliminando equipes como Palmeiras, Atlético Mineiro e Guarani. Na grande final, conquistou o título ao vencer o Flamengo com o placar de 2 a 0, em pleno Maracanã lotado com mais de 72 mil torcedores. Com o feito, o clube conseguiu uma vaga para disputar a Copa Libertadores da América.
Em 2008, o Ramalhão foi vice-campeão da Série B do Brasileirão, retornando à Série A em 2009.
Em 2023, o Santo André disputou a Série D do Campeonato Brasileiro.
A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza o Esporte Clube Santo André pelos 56 anos de história.