Promotores realizaram buscas na casa e no consultório particular de Agustina Cosachov, psiquiatra do ex-jogador, e de Leopoldo Luque, seu médico pessoal
O ex-jogador argentino de futebol, Diego Maradona Foto: Valterci Santos/Agência de Notícias Gazeta do Povo/Estadão Conteúdo (16.jun.2010)
Da Reuters, em Buenos Aires
01/12/2020 às 17:05
Investigadores argentinos fizeram buscas, nesta terça-feira (1), na casa da médica psiquiatra de Diego Maradona. Esta é a última reviravolta em uma extensa investigação sobre a morte da lenda do futebol, morto na semana passada, que já ordenou confisco de arquivos do médico particular de Diego.
Promotores, por ordem judicial, realizaram buscas na casa e no consultório particular de Agustina Cosachov, em Buenos Aires, assim como haviam feito no domingo (29) com as propriedades do médico pessoal de Maradona, Leopoldo Luque.
“Estas são medidas de rotina ao investigar as causas da morte de um paciente”, disse o advogado de Cosachov, Vadim Mischanchuk, à televisão local. “O que se busca é um histórico médico em telefones e computadores.”
Maradona, que travou longas batalhas contra o vício, morreu de ataque cardíaco aos 60 anos na semana passada, após passar por uma cirurgia no cérebro no início de novembro devido a um coágulo sanguíneo.
A morte do vencedor da Copa do Mundo teve um efeito cascata em todo o mundo e trouxe uma onda de pesar da Argentina a Nápoles, na Itália.
Fã com faixa tenta entrar na Casa Rosada para o velório de Maradona
Foto: Matias Baglietto/Reuters
Os promotores estão investigando uma possível “negligência” e, se os requisitos médicos necessários para atendimento foram atendidos, disse o advogado Mischanchuk.
Leia também:Entenda por que homenagem de Messi a Maradona pode render multa ao BarcelonaMaradona uniu o povo, diz jornalista esportivo argentinoFidel, Chávez e Cristina: Maradona era próximo a líderes de esquerdaPodcast: Maradona: o adeus ao ídolo argentino e o legado além do esporte
Duas fontes próximas ao caso, que não quiseram se identificar, disseram à Reuters que “os médicos são os principais alvos da acusação” pela morte de Maradona. A investigação apura possível morte por negligência médica, disseram.
O advogado de Maradona, Matias Morla, disse na semana passada que pedirá uma investigação completa das circunstâncias da morte do astro do esporte, criticando o que ele disse ter sido uma resposta lenta do serviço de emergência.
Tópicos
Argentina Maradona